Estava ansiosa para realizar esse post, porque eu não tinha noção de quantos direitos eu tinha em quanto gestante e acabei de descobrir muitas coisas bacanas e vou compartilhar com vocês !

1- Direitos sociais: Caixas especiais ou prioridades em filas para qualquer tipo de atendimento, seja em bancos, mercados, lojas), assento prioritário para gestantes em ônibus e metrô e direito ao benefício variável extra na gravidez e durante a amamentação, se sua família for beneficiária do Bolsa Família.

2- Direitos da Gestante Estudante: a lei nº 6.202/1975 garante à estudante grávida o direito à licença-maternidade sem prejuízo do período escolar e, a partir do 8º mês, poderá cumprir seus compromissos escolares em casa. O início e o fim do período de afastamento serão determinados por atestado médico apresentado à escola. Em qualquer caso, a estudante grávida tem o direito à prestação dos exames finais.

3- Direito à acompanhante no parto: Neste caso a gestante por lei pode optar por homem ou mulher para acompanhá-la no trabalho de parto, no parto e no pós parto.

4- Direito nos serviços de saúde: A Gestante pode aguardar o serviço sentada, em local arejado, ser atendida com respeito, ter água para beber e banheiros limpos.

5 – Direitos Trabalhistas: Licença maternidade ( 120 dias) para gestantes CLT; não pode ser demitida enquanto estiver gestante e até 5 meses após o parto ( salvo casos de justa causa), mudar o setor em seu trabalho, caso ele apresente riscos, receber declaração que compareceu a consultas e exames para que a falta seja justificada.

6- Violência física, sexual ou psicológica por parte de pessoas próximas ou desconhecidas e quiser ajuda, procure o centro de orientações no número 180 ou disque saúde – 136 de forma gratuita e DENUNCIE !

Muito legal não é?

Sabemos claro que na prática em muitos lugares, principalmente no setor público de saúde as coisas não acontecem assim, mas se você tiver conhecimento, pode lutar pelos seus direitos de gestante, amparada por Lei que te garantem a integridade da informação.

Espero que tenham gostado desse post !

Beijos.

Acompanhe também os blogs participantes ! está demais !

Tania Santos – Blog Ser Mãe
Vivi Maieski –  Blog BabyLo
Josi Gama – Agora Somos Pais
Luciana Emely – Recém Mãe
Mariana Teixeira – Vamos Mamães
Roberta Duarte – Amigas e Mães
Vitória Aparecida – Mamãe e Papai do Nathan
Mila Miranda – Mundo da Mãe